X

Anticorpos da Covid-19 podem impedir reinfeção, diz estudo

Um estudo, publicado esta quarta-feira na revista JAMA Internal Medicine e realizado por investigadores do National Cancer Institute, descobriu que pessoas que foram infetadas e testaram positivo para os anticorpos contra a Covid-19 têm menos probabilidade de reinfeção quando comparados com aqueles que testaram negativo.

Para chegar a estas conclusões, foram analisados exames de 3,2 milhões de pessoas nos Estados Unidos, entre janeiro e agosto de 2020. Entre a amostra, 11,6% testaram positivo para anticorpos contra a Covid-19 enquanto 88,3% testaram negativo.

Daqueles que testaram positivo para anticorpos, apenas 0,3% foram infetados ou reinfetados num período de 90 dias. O valor aumenta para 3% nos casos de pessoas que testaram negativo para anticorpos e que foram reinfetadas.

“Os resultados mostram que a redução é dez vezes menor, mas ainda tenho algumas advertências”, diz Douglas Lowy, o médico responsável pelo estudo. “Há uma redução. Depois de uma infeção natural (não provocada por uma vacina), há uma proteção parcial contra uma possível infeção”, acrescenta.

Porém, o médico alerta que o estudo é inconclusivo e que ainda precisa de ser aprofundado, tendo em conta as novas variantes.(NMinuto)

Postagem Relacionada
Receba os principais destaques no Whatsapp

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.

Saiba mais