Ultimate magazine theme for WordPress.

Covid pode provocar anormalidades significativas nos olhos, alerta estudo

A Covid-19 pode provocar anormalidades significativas nos olhos, de acordo com um estudo realizado por cientistas da Sociedade Francesa de Neurorradiologia (SFNR) e publicado esta terça-feira na revista científica Radiology.

Os investigadores alertam para a necessidade de um rastreio oftamológico em pessoas infetadas pois, embora o vírus ataque principalmente os pulmões, também afeta outros órgãos. De facto, segundo a Galileu, o SARS-CoV-2 já foi associado a problemas como conjuntivite e retinopatia, uma doença da retina que pode resultar em perda da visão, ainda que as pesquisas sejam limitadas.

Por isso, a SFNR iniciou um estudo com 129 pacientes com Covid-19 grave que foram submetidos a ressonância magnética cerebral entre 4 de março e 1 de maio de 2020. Destes, nove (7%) tiveram resultados anormais de ressonância magnética do globo ocular.

As imagens mostraram um ou mais nódulos na parte posterior do olho, que pode indicar um possível dano ou bloqueio dos vasos sanguíneos, pequenas hemorragias ou uma interrupção das fibras nervosas. Os investigadores também colocam a possibilidade destes danos estarem relacionados com a maior pressão sobre os olhos causada quando os pacientes dos cuidados intensivos são colocados de bruços para receber a ventilação.

Os resultados sugerem que o rastreio oftamológico deve ser considerado em todos os pacientes com Covid-19 grave.

Serão necessários mais estudos para entender com mais clareza o que pode estar a causar os danos oculares.(NMinuto)

você pode gostar também
error: Content is protected !!