Ultimate magazine theme for WordPress.

Forças de Defesa e Segurança devolvem segurança ao Norte de Cabo Delgado

As Forças de Defesa e Segurança (FDS) continuam a ganhar terreno e a melhorar a componente de segurança nos distritos de Cabo Delgado que, de algum tempo a esta parte, vêm sendo assolados pelos ataques terroristas.

O facto foi anunciado ontem pelo comandante-geral da Polícia, Bernardino Rafael, no final de uma visita de trabalho à fronteira da Namaacha, província de Maputo, onde se foi inteirar dos aspectos de segurança, sobretudo de entradas e saídas ilegais de viajantes.

Conforme explicou, as operações das FDS possibilitaram a melhoria da segurança e, consequentemente, a livre circulação de pessoas e bens. Contudo, segundo ele, o trabalho continua noutros pontos de conflito para devolver o sossego.

Disse que Quissanga, Macomia, Ibo e Melucosão alguns dos distritos que estão com segurança significativamente melhorada. Em Nangande, a situação tende a melhorar, havendo ainda alguns focos de instabilidade por sanar.

“Quando eclode uma guerra, enfrenta-se um processo árduo de recuperação do espaço e é isso que as FDS estão a fazer, dando o máximo de si para reconquistar os espaços e devolver a ordem e segurança públicas”, disseRafael, acrescentando que no Teatro Operacional Centro as FDS estão também empenhadas na reposição da ordem e segurança.

“Neste ponto, a auto-intitulada Junta Militar da Renamo ainda não aceitou a oferta dada pelo Presidente da República e Comandante-chefedas FDS, Filipe Nyusi, para se entregar e juntar-se ao processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração”, apontou.

Acrescentou que não é a primeira vez que este grupo não se mostra favorável às iniciativas de diálogo, salientando que, nas condições em que a situação

se apresenta, as FDS vão continuar a trabalhar no sentido de repor a ordem e devolver a livre circulação de pessoas e bens.(Jornal Noticias)

você pode gostar também