Três alimentos típicos que são mais saudáveis do que pensa

É certo que no Natal não há dietas, mas os dias seguintes às festividades são, geralmente, de arrependimento e sentimento de culpa. As calças deixam de apertar, e os números da balança estão mais altos.

Mas a verdade é que alguns dos alimentos típicos da mesa de Natal são mais saudáveis do que pensa, diz a abc:

Presunto ibérico: O presunto ibérico, que é utilizado como aperitivo ou acompanhamento de algumas refeições de Natal, é uma fonte de proteínas com elevado teor de aminoácidos, rica em ferro, minerais e vitaminas como zinco, fósforo, vitamina B e também rica em ácidos gordos.

Peru: O peru assado não falta no Natal de muitas famílias. É um alimento com menos calorias do que outros tipos de carnes e rico em minerais, vitaminas e proteínas. Contém 80% de água e é rico em ácido fólico, magnésio, zinco, potássio, fósforo, selénio e vitaminas B. O ‘perigo’ vem das guarnições com que é acompanhado. É melhor escolher vegetais grelhados.

Marisco: Camarões, caranguejo, lingueirão, ostras, amêijoas… Existem muitos tipos de marisco, mas a maioria fornece vitamina E e, portanto, são antioxidantes, vitamina B, como ácido fólico, vitamina A, o que contribui para a manutenção da visão em condições normais, potássio, iodo, sódio, zinco e magnésio. São baixos em calorias e possuem cálcio, necessário para a manutenção dos ossos.(NMinutos)