“Carlos e Zaida Chongo tiveram sucesso sem redes sociais e isso teve motivo”

 

O sucesso não é uma coisa de hoje, desde passado o sucesso sempre foi uma coisa activa na sociedade Moçambicana e nos dias de hoje, as pessoas têm mais sucesso por causa das redes sociais, só num clique uma notícia pode voar para muito longe.

Mas se na época do casal Carlos e Zaida Chongo não havia redes sociais e pouca Tv e rádio, como foi possível eles terem um sucesso tão grande assim? E nos dias de hoje as suas músicas continuam a ser sucesso e amada pelas pessoas?

O segredo do sucesso deste casal tem haver com a valorização pelo seu povo, e naquela época as poucas rádios que o país tinha tocavam a música Moçambicana com muita frequência e as pessoas ficavam viciadas com a música do casal e dos outros artistas, e é importante informar que em Moçambique só havia rádio Moçambique e algumas rádios comunitária.

Ao nível da televisão, apenas só havia a televisão de Moçambique TVM, e além desta televisão ter sido importante para divulgação dos trabalhos do casal e os demais artistas moçambicanos, a falta de vários canais de televisão, deu um grande contributo para a música Moçambicana, pois se houvesse muitos canais como nos dias de hoje, a música não teria o impacto que teve, pois as televisões trariam conteúdos de fora e as pessoas obviamente ia quer ver o produto de origem exterior, como é o caso das novelas, filmes, seriados e programas.

Pois é, a pouca existência de canais de televisão, rádio e Internet “redes sociais” naquela época fez com que que a música Moçambicana fosse consumida bastante, mas actualmente com vários canais existentes no mercado, os conteúdos nacionais não têm sido publicados com muita frequência e como estão preocupadas com audiência passam produto estrangeiro.

Ausência de muitas rádios, televisões, redes sociais e Internet naquela altura fez com que o sucesso de artistas da velha guarda fosse inexplicável.