Um simples exame de sangue pode revelar a gravidade do novo Coronavirus

Um estudo recente, publicado na JAMA Network Open, sugere que um marcador padrão dos exames de sangue de rotina pode prever a gravidade e o risco de morte da Covid-19.

O marcador em questão é o RDW (sigla em inglês) que mede a amplitude de distribuição dos glóbulos vermelhos. Segundo a FoxNews, quanto mais elevado for o RDW, maior o risco de morte face a problemas de saúde, incluindo doenças cardíacas, doenças pulmonares, gripe e cancro.

De acordo com os autores do estudo, este componente no sangue pode também oferecer a estratificação do risco ao paciente para a Covid-19. Os investigadores do Massachusetts General Hospital analisaram o RDW em 1.641 pacientes com coronavírus em tratamento no Hospital Geral de Massachusetts, Hospital Brigham and Women, North Shore Medical Center e Newton-Wellesley Hospital entre 4 de março e 28 de abril.

No geral, 31% dos pacientes com resultados de teste RDW acima do normal morreram, em comparação com 11% daqueles com valores considerados normais.

O estudo concluiu que, nesse grupo de pacientes, “o RDW medido na admissão e durante a hospitalização foi associado a um aumento estatisticamente significativo na mortalidade. RDW é um teste laboratorial de rotina que pode ser útil na estratificação de risco de pacientes hospitalizados com Covid-19”.