Entenda por que motivo não deve beber café de estômago vazio

Não, tomar café puro em jejum não é boa ideia.

Segundo um estudo divulgado na Reader’s Digest, e partilhado na publicação Super Interessante o hábito aparentemente inocente pode ter consequências absolutamente nefastas para o sistema digestivo. Isto porque quando o café se instala no estômago vazio, o órgão produz ácidos que causam danos ao próprio estômago, o que por sua vez provoca indigestão e azia.

Mas, há mais. Beber café em jejum modifica o ciclo circardiano do corpo. Por outras palavras, devido ao aumento de cortisol no organismo o relógio biológico cessa de funcionar como deveria. O cortisol é a hormona responsável por nos manter em estado de alerta e com energia ao longo do dia. Ou seja, paradoxalmente e ao invés de nos deixar mais despertos a bebida pode assim causar cansaço e apatia.

A Super Interessante revela ainda que de acordo com Adam Simon, médico e diretor da PushDoctor.co.uk, em declarações ao jornal britânico Express, o hábito pode estimular a sensação de ansiedade, nervosismo, oscilações de humor, provocar dificuldades de concentração e aumentar a frequência cardíaca.