Coronavírus pode causar inchaço dos testículos e infertilidade

Os médicos, do hospital San Antonio Uniformed Services Health Education Consortium no Texas, afirmaram que o paciente deu entrada nas urgências com desconforto e inchaço no escroto.

Salientando que o indivíduo havia também experienciado alguns dos sintomas associados à Covid-19 mais comuns, tais como tosse seca persistente, fadiga e febre, durante 10 dias antes de se dirigir ao hospital.

Já a dor nos testículos havia surgido cerca de três dias antes, segundo aquilo que contou aos médicos.

Adicionalmente, o mesmo indivíduo havia testado positivo para a Covid-19 como paciente ambulatorial numa outra clínica cinco dias antes dos primeiros sintomas se manifestarem.

Extremamente raro

Os médicos, ao escreverem no American Journal of Emergency Medicine, afirmaram que a Covid-19 havia danificado os espermatócitos, responsáveis por manter o esperma saudável.

Eles acreditam que o vírus usou os recetores ACE2 nas células de Leydig – presentes nos exames – de modo a entrar no corpo.

Contudo, admitem que casos como estes são extremamente raros.

Os clínicos trataram o homem com analgésicos e antibióticos e este recebeu alta após passar uma noite internado no hospital e as dores atenuarem.

O relato do caso foi publicado na esperança de que venha a ajudar outros médicos a “identificar esta doença o quanto antes e assim desencadear tratamentos adequados, quarentena, e um follow-up de fertilidade”.(NMinutos)