Manchas vermelhas na boca podem ser novo sintoma de coronavírus

Partilha Esta Noticia com os Seus Amigos

Especialistas em Espanha examinaram as bocas de 21 pacientes com coronavírus que sofreram erupções cutâneas, de modo a perceber se também haviam desenvolvido anantemas (lesões caracterizadas por manchas vermelhas na cavidade oral) ou uma alergia na membrana mucosa.

Sendo que a membrana mucosa reveste várias áreas do corpo e pode ser encontrada na boca, nariz, pálpebras e pulmões.

Doentes com Covid-19 no Hospital Universitário Roman y Cajal, em Madrid, Espanha, foram examinados por dermatologistas entre 30 de março e 8 de abril.

Os investigadores apuraram que 29% dos pacientes sofria de algum tipo de anantema na boca.

Entretanto, 83% dos doentes tinha pequenos pontos roxos, vermelhos ou castanhos na cavidade oral.

No estudo, publicado no JAMA Dermatology, os investigadores escreveram: “este trabalho descreve observações preliminares e está limitado à análise de uma pequena amostra de casos, e à ausência de um grupo de controlo”.

“Apesar do aumento crescente de relatos do aparecimento de erupções cutâneas em pacientes com Covid-19, por enquanto ainda é difícil estabelecer um diagnóstico etiológico”.

“Contudo, a presença de enantemas é um indicador forte que sugere a etiologia viral, ao invés de uma reação à toma de algum tipo de fármaco, sobretudo quando está envolvido um padrão petequial”, concluíram os especialistas. (NMinuto)

L