Mosquitos não podem transmitir o coronavírus ao homem

Partilha Esta Noticia com os Seus Amigos

AOrganização Mundial da Saúde (OMS) já havia afirmado que os mosquitos não propagam o novo coronavírus, e agora uma pesquisa realizada por investigadores da Universidade Estadual do Kansas (K-State), nos Estados Unidos, assegura igualmente que o vírus não pode ser transmitido por esses insetos para o ser humano.

O estudo, que é o primeiro do género, foi publicado na passada sexta-feira, dia 17 de julho, na revista Nature Scientific Reports, e foi divulgado na revista Galileu.

“Estou orgulhoso do trabalho que estamos a realizar na K-State para aprender o máximo que pudermos sobre esse e outros patógenos perigosos”, disse o co-autor do estudo Stephen Higgs.

Os cientistas apuraram, após a condução de vários testes, que o novo coronavírus SARS-CoV-2 mostra-se inapto para se replicar em três das espécies mais comuns de mosquitos, o Culex quinquefasciatus, Aedes aegypti e o Aedes albopictus .

Por outras palavras, e segundo os investigadores, tal significa que o inseto não pode transmitir o coronavírus ao homem. (NM)