Universidade Lúrio em Nampula produz álcool em gel para retoma às aulas

Partilha Esta Noticia com os Seus Amigos

A Universidade Lúrio (UniLúrio), em Nampula, está a produzir vários tipos de álcool que deverá ser usado para a desinfecção de superfícies e das mãos na própria universidade, quando retomarem as aulas.

Trata-se de uma busca por uma solução local para um problema global! Tudo acontece no Laboratório de Etnobotânica e Fitoquímica da Faculdade de Ciências de Saúde da Universidade Lúrio, na cidade de Nampula.

A matéria-prima é a cana-de-açúcar que, depois de retirado o suco, passa por um processo de destilação fraccionada, de onde sai o álcool puro, através do qual produz-se três tipos de álcool desinfectante, explicou Alexandre Biquiza, Director do curso de Farmácia na Universidade Lúrio.

Trata-se de álcool que deverá ser usado pela própria Universidade para a desinfecção de superfícies e das mãos quando retomarem as aulas presenciais.

O processo de produção envolve docentes e estudantes do curso de licenciatura em Farmácia.

O etanol que resulta da destilação da cana de açúcar é inflamável, e o teste qualitativo do teor alcoólico realizado concluiu que no laboratório o álcool produzido tem um grau de pureza de 88.5%.

O PAIS