Comer uma maçã por dia reduz desenvolvimento de diabetes em um quarto

Partilha Esta Noticia com os Seus Amigos

Uma equipa de cientistas seguiu 23 mil adultos em oito países europeus e apurou que o risco de diabetes tipo 2 decresceu para cerca de 25% por cada 66 gramas de fruta e de vegetais que cada pessoa comia por dia.

Aqueles que consumiram uma maior quantidade de fruta e de vegetais viram o risco diminuir para metade, comparativamente a quem não ingeria esses alimentos, segundo o estudo publicado no British ­Medical Journal e divulgado pelo jornal The Sun.

Os especialistas avaliaram o consumo de vitamina C e de carotenoides tendo como base os vasos sanguíneos.

Nita Forouhi, professora na Universidade de Cambridge, no Reino Unido, disse: “as pessoas pensam que as recomendações de saúde pública são inatingíveis”.

“Porém, comer apenas uma porção extra de fruta ou de vegetais – como uma maçã – pode reduzir o risco. Os alimentos de origem vegetal estão repletos de vitaminas, minerais e fibras e todos eles afetam a possibilidade de doenças como a diabetes ou o cancro”.

Adicionalmente, um estudo norte-americano concluiu que os adultos que consomem sobretudo grãos integrais, apresentam uma probabilidade 29% menor de diabetes tipo 2″.(NM)