Ultimate magazine theme for WordPress.

Professor universitário que criticou governo chinês foi detido

Xu Zhangrun, um professor universitário e conhecido crítico do governo chinês, foi detido esta segunda-feira, refere a BBC. Xu Zhangrun criticou a forma como a crise da pandemia foi gerida por Pequim. No início do ano já tinha ficado em prisão domiciliária depois de publicar um artigo no qual criticou a resposta do governo à pandemia de coronavírus.

Os amigos de Xu Zhangrun dizem que esta manhã cerca de 20 pessoas apareceram na sua residência em Pequim. Para além de terem detido o professor universitário, apreenderam o seu computador e documentos.

Geng Xiaonan, amigo de Zhangrun, afirmou ao The New York Times que o professor universitário estava “mentalmente preparado para ser detido”.

“Ele mantinha um saco com roupas e uma escova de dentes pendurado na porta para estar preparado para isto”, acrescentou.

Anteriormente, Xu Zhangrun já tinha sido impedido de lecionar na Universidade de Tsinghua, uma das principais universidades chinesas, depois de ter criticado a retirada de um termo para os mandatos presidenciais, o que permite a Xi Jinping permanecer como presidente o resto da vida.(NMinuto)

você pode gostar também