Regras para distribuição da vacina contra a covid-19 em África definidas nas próximas semanas

Partilha Esta Noticia com os Seus Amigos

A União Africana e o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC) vão, nas próximas semanas, definir as regras e o enquadramento da distribuição da vacina contra a covid-19.

Identificar uma vacina é crítico para diminuir os contágios e fazer voltar a sociedade e a economia ao normal e para o desenvolvimento de África”, disse o diretor do África CDC no encerramento do seminário de dois dias sobre ‘Liderança de África no Desenvolvimento e Acesso a uma Vacina da Covid-19’.

“Nas próximas semanas vamos definir as regras e os procedimentos para a distribuição da vacina contra a covid-19”, disse John Nkengasong.

No comunicado lido no final do encontro, o África CDC reconhece as dificuldades na distribuição da vacina quando ela estiver disponível, mas apela “aos parceiros, aos Estados-membros e aos doadores para garantirem o fornecimento a todos os países africanos”.

Para a União Africana, a distribuição tem de ser “igualitária e rápida não só em todos os países africanos, mas também dentro de cada país, e deve ser disponibilizada a todos, independentemente da classe socioeconómica, do género e das condições de cada um” dos africanos.

“Decidimos que vamos ganhar, mas não conseguimos ganhar sozinho, precisamos de todos os parceiros, Estados-membros e peritos”, conclui-se no comunicado final lido no fim da reunião.(LUSA)