Covid-19: Sabe usar gel desinfetante? Talvez não. Esta é a forma correta

Partilha Esta Noticia com os Seus Amigos

Um novo estudo realizado pelo Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC), nos Estados Unidos, publicado na revista Emerging Infectious Diseases, e divulgado no portal Medical Daily, indica que usar gel antibacteriano durante pelo menos 30 segundos é eficaz na neutralização do SARS-CoV-2, causador da Covid-19.

De acordo com a CDC, de modo a utilizar corretamente o gel desinfetante a pessoa deve aplicá-lo numa das mãos e depois esfregá-las juntamente, garantindo que passa a substância por todos os dedos até que seque.

Adicionalmente, e caso seja possível, a agência norte-americana recomenda que lave previamente as mãos com água e sabão, isto porque os géis não são eficazes contra todos os tipos de germes e podem não funcionar adequadamente quando as mãos estão visivelmente sujas ou gordurosas.

Adicionalmente, o gel desinfetante não remove “químicos danosos das mãos, tais como pesticidas ou de metais pesados”, alerta a CDC.

Como tal, lavar as mãos regular e minuciosamente, durante pelo menos 20 segundos, com água e sabão continua a ser melhor forma de prevenir a propagação de vírus.

(Noticias ao minuto)