Use máscara em casa para impedir propagação do vírus alertam cientistas

Partilha Esta Noticia com os Seus Amigos

Atualmente é obrigatório usar máscara em espaços públicos fechados, tais como em farmácias, supermercados ou nos transportes públicos. E é ainda recomendado o uso do acessório em locais onde não é possível manter o distanciamento social.

Todavia, investigadores chineses afirmam, num estudo publicado na revista científica BMJ Global Health, que a máscara também deve ser utilizada dentro de casa de forma a reduzir o risco da infeção se propagar entre familiares que vivam sob o mesmo telhado.

Os especialistas revelam que esta prática é 79% eficaz na contenção do propagação do coronavírus em espaços habitacionais – mas somente antes de se manifestarem sintomas da Covid-19 na primeira pessoa infetada.

A recomendação surge após os investigadores terem questionado 460 pessoas de 124 famílias na cidade de Pequim, na China, acerca da higiene do seu lar e comportamentos adotados durante a pandemia.

Cada família inquirida tinha pelo menos um caso de infeção confirmado em laboratório de Covid-19, entre finais de fevereiro e final de março de 2020. (NM)