Tanzânia reabre universidades e competições desportivas

Partilha Esta Noticia com os Seus Amigos

O Presidente da Tanzânia, John Magufuli, anunciou hoje a reabertura das universidades e o regresso das competições desportivas a partir de 01 de junho, após assegurar que a epidemia está em forte declínio, para desagrado dos seus adversários.

John Magufuli tem vindo a minimizar constantemente a gravidade do surto do novo coronavírus e já passaram três semanas desde que o seu Governo atualizou o número total de casos, que tinha estagnado em 480, incluindo 16 mortes.

Numa altura em que a Embaixada dos Estados Unidos no local tem dado sinais de um “crescimento exponencial” do vírus em várias partes do país e a oposição tem denunciado táticas de “encobrimento”, John Magufuli decidiu flexibilizar as medidas de contenção da pandemia.

“Decidimos reabrir as universidades a partir de 01 de junho de 2020”, disse o chefe de Estado numa reunião pública na capital administrativa, Dodoma, acrescentando que a decisão sobre o ensino primário e secundário seria tomada mais tarde.

Acrescentou que os eventos desportivos poderiam ser retomados na mesma data, mas com medidas de distanciamento social.

“Neste momento, não ouvi falar de nenhum desportista que tenha morrido do coronavírus, o que significa que o desporto é importante não só para o entretenimento, mas também para combater o vírus”, afirmou.

O Presidente Magufuli anunciou no domingo que o número de casos tinha “diminuído drasticamente” no país graças às orações dos tanzanianos, sem, contudo, adiantar quaisquer números.(LUSA)