Vacina dos EUA contra Covid-19 é um sucesso

Partilha Esta Noticia com os Seus Amigos

A novidade foi dada nesta segunda-feira, dia 18 de maio, por representantes da empresa, juntamente com membros do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, conforme avança a revista Galileu.

Segundo a companhia, a vacina se mostrou segura em humanos e conseguiu gerar anticorpos similares aos de pacientes que se curaram da doença.

Durante essa primeira etapa de experimentação, a vacina foi aplicada em um número pequeno de voluntários. Foram 45 participantes saudáveis, divididos entre três grupos. Mais do que atestar sua eficácia, os pesquisadores buscavam entender a dosagem correta para evitar efeitos adversos.

Com resultados positivos, os pesquisadores agora vão avançar para a segunda etapa dos testes em breve. Nesta fase, a vacina será aplicada em 600 voluntários saudáveis, e os pesquisadores esperam obter resultados mais aprofundados sobre a segurança, a reatogenicidade e imunogenicidade.

Em caso de mais resultados positivos, os cientistas poderão avançar à fase final, realizado com uma amostragem estatisticamente relevante, que atestará de forma conclusiva se a vacina é ou não eficaz. A previsão da Moderna é que essa etapa final de testes deve acontecer a partir de julho.

“Estamos a investir de modo a ampliar a produção, a fim de maximizar o número de doses que poderemos produzir [quando a vacina estiver pronta], para ajudar a proteger o maior número possível de pessoas do SARS-CoV-2”, afirmou Stéphane Bancel, diretor da Moderna, num comunicado da empresa emitido à imprensa.