TMcel testa rede de 4ª Geração em Moçambique

Partilha Esta Noticia com os Seus Amigos

Numa altura em que a rede da Movitel revela sérios problemas de velocidade e a Vodacom continua a vender a sua falsa rede de alta velocidade a Moçambique Telecom (TMcel) começou a testar a sua futura rede de 4ª Geração.

Nas últimas duas semanas a operadora de telefonia móvel que se tem popularizado e penetrado pelo Moçambique real começou a enfrentar problemas sérios de conectividade de internet que se estendem a limitações nas comunicação de voz.

Um comunicado da Motivel recebido pelo @Verdade justifica a má qualidade até na Cidade de Maputo a “avaria da fibra óptica submarina”, no entanto são evidentes os cabos entrelaçados e remendados entre os postes de energia eléctrica particularmente nas zonas urbanas.

A Vodacom oficialmente não tem nenhum problema e continua a vender a sua falsa rede de 4ª Geração.
Entretanto renascida operadora estatal começou na semana passada a testar a sua futura rede de alta velocidade tendo o @Verdade sido convidado a experimenta-la. Os resultados são muito bons, pelo menos por enquanto.

Usando uma ferramenta de teste de acesso público o @Verdade obteve 11,82 Megabytes por segundo (Mbps) no quesito de download e 6,39 Mbps de upload. Resultados muito similares foram obtidos repetindo o teste ao longo de diferentes dias e horários da semana.

Comparativamente, num teste realizado em simultâneo, na 4G da Vodacom o @Verdade obteve 1,29 Mbps de download e 0,74 Mbps de upload enquanto na 4,5G LTE da Movitel o download e upload não passaram dos 0,03 Mbps.

Uma rede de 4ª Geração normal é suposto variar entre 10 e 15 Mbps.

Por: @verdade