Detidos Burladores de idosos em Chibuto província de Gaza

Partilha Esta Noticia com os Seus Amigos

Dois indivíduos ligados ao Instituto Nacional de Acção Social (INAS) no distrito de Chibuto, província de Gaza, encontram-se detidos, desde semana passada, por indícios de prática de crimes de desvio de fundos.

O grupo é ainda suspeito de prática de burla do subsídio social básico de alguns idosos num valor estimado em mais de 40 mil meticais.

Segundo a comandante distrital da PRM em Chibuto, Francisca Januário, dos detidos um é afecto a área financeira no INAS em Chibuto. O segundo é ponto focal no posto administrativo de Godide, cujo “modus operandi” traduzia-se na realização de pagamento indevido de subsídio social básico, estipulado em cinco mil meticais, para alguns idosos, mas que subtraíam quatro mil meticais para os seus bolsos, cabendo apenas mil meticais para os destinatários.

A comandante da PRM no Chibuto disse haver fortes indícios do envolvimento de mais indivíduos e o valor desviado ser ainda maior, mas aguarda-se pelos resultados das investigações que estão a ser levadas a cabo pelo Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC), para esclarecer o caso.

“O funcionário já se preparava para mais uma acção fraudulenta, na quinta-feira passada, desta feita no posto administrativo de Malehice, onde em contacto com o permanente daquela instituição no posto, houve troca de mensagens telefónicas fazendo menção de alguns nomes que deveriam ser burlados, entre os quais um idoso que já perdeu a vida, mas desta vez a acção terminou mal”, comentou a comandante.

Entretanto, o funcionário do INAS e o seu comparsa, foram notificados na quarta-feira passada para o interrogatório e em seguida submetidos à prisão preventiva, na penitenciária local enquanto aguardam o andamento do processo, que está a ser coordenado entre as autoridades policiais e o Ministério Público.(Jornal Noticias)