Usar óculos pode protegê-lo do novo coronavírus

Partilha Esta Noticia com os Seus Amigos

Evitar utilizar usar lentes de contacto pode diminuir significativamente o risco de contrair o novo coronavírus, sublinham as autoridades de saúde.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Direção Geral de Saúde (DGS) alertam que os indivíduos não devem tocar na cara, sobretudo nos olhos, boca e nariz de modo a impedir que sejam infetados.

Nesse sentido, pessoas que usam lentes de contacto não só estão a aumentar as chances de contraírem a doença, como estão mais propensas a tocarem nos olhos inúmeras vezes ao longo do dia.

A médica Sonal Tulsi, da Academia Norte-Americana de Oftalmologia, disse à estação televisiva ABC13: “Substituir as lentes de contacto pelos óculos pode reduzir a irritação ocular, assim como parar a pessoa ao aperceber-se que está prestes a tocar nos olhos”.

Mais ainda, a clínica refere que usar óculos oferece igualmente outro tipo de proteção contra a Covid-19 já que é uma barreira adicional caso alguém que seja portador do vírus tussa ou espirre, salvaguardando a visão das gotículas expelidas.

Contudo, é importante salientar que usar óculos disponibiliza somente proteção limitada – e que manter o chamado distanciamento social relativamente a outras pessoas continua a ser a medida mais importante para reduzir o risco de contração do vírus.(Noticias ao minuto)