Coronavírus pode causar danos nos testículos, alertam médicos chineses

Partilha Esta Noticia com os Seus Amigos

Médicos chineses acreditam que o novo coronavírus pode causar danos nos testículos.

Até ao momento nenhum estudo em concreto determinou que o vírus reduz a fertilidade masculina ou causa impotência. Todavia, clínicos em Wuhan, sugerem que a infeção tem sim um efeito prejudicial na produção de esperma e na formação de hormonas sexuais masculinas.

Enquanto que o novo coronavírus ataca predominantemente os sistemas respiratório e imunitário, em teoria também pode afetar a capacidade reprodutiva nos homens, refere um comunicado emitido pelo Hospital Muhan’s Tongji.

O professor Li Yufeng e a sua equipa de investigadores no Centro de Medicina Reprodutiva, naquele hospital, são os autores desses comentários.

Segundo os especialistas a Covid-19 causa danos no tecido presente nas células humanas que ligam o pico de uma proteína a outra proteína na membrana celular – denominada de enzima conversora da angiotensina 2 (ACE2).

Esta enzima, ACE2, está presente nos pulmões e em outros órgãos no corpo humano.

A sua presença é igualmente notória nos exames realizados em homens e pode concentrar-se nas células que afetam a fertilidade, tais como as células germinativas, células de sustentação e células de Leydig.

Durante a epidemia de SARS, que afetou 26 países, entre 2002 e 2003, os médicos detetaram a existência de danos graves nos testículos de inúmeros doentes.

E apesar de oficialmente os especialistas não poderem afirmar com toda a certeza que a Covid-19 afeta a longo prazo os genitais masculinos, a verdade é que os órgãos reprodutivos podem sofrer com inflamação.

Adicionalmente, é necessário ter em mente que a Covid-19 é extremamente semelhante à SARS, sendo que ambas as doenças já foram apelidadas pela comunidade médica e científica de ‘primas’. Por outras palavras, como tanto a Covid-19 como a SARS partilham a mesma célula hospedeira, a ACE2, é provável que o novo coronavírus também afete a saúde dos testículos. (Noticias ao minuto)