Comer um ovo por dia combate aparecimento destas doenças

Partilha Esta Noticia com os Seus Amigos

Vários estudos revelam que ingerir um ovo diariamente eleva a densidade ótica e, como tal, tem uma ação protetora dos olhos, evitando o desenvolvimento de patologias oculares, como a degeneração macular e cataratas.

Em declarações ao jornal Folha Vitoria, a nutricionista Lúcia Endriukaite refere que o ovo, em destaque a gema amarela, é extremamente abundante em zeaxantina e luteína. “Estes mesmos carotenoides estão presentes na pigmentação amarelada da mácula (parte do olho que ajuda a focalizar a luz) e são responsáveis por proteger os olhos dos danos provocados pela luz solar”.

Leia Também: Consumo de ovos e mortalidade? Toda a verdade

Um estudo em particular, que incluiu 33 indivíduos com idade média de 79 anos, durante cinco semanas, revelou que ao comer um ovo diariamente, os níveis de luteína e zeaxantina sérica no organismo subiram exponencialmente, sem elevar os índices de ‘mau’ colesterol (LDL).

Adicionalmente, a nutricionista sublinha que o processo de envelhecimento contribui para diminuir os índices de luteína e zeaxantina nos tecidos oculares, tornando-se essencial a ingestão de alimentos, como o ovo. Mais ainda, outros elementos que incluem a exposição solar, o tabaco, toma de determinados medicamentos e alimentação pobre em nutrientes saudáveis podem incitar a perda de visão e outras lesões oculares.(Noticias ao minuto)