Europa aprova proposta para que todos os smartphones tenham o mesmo carregador

Partilha Esta Noticia com os Seus Amigos

O Parlamento Europeu instou esta quinta-feira a Comissão Europeia a tomar medidas, até julho, para a adoção de um carregador comum para telemóveis e outros aparelhos portáteis, como tablets, para reduzir o lixo eletrónico e promover escolhas sustentáveis por parte dos consumidores.

A proposta foi aprovada com 582 votos a favor, com apenas 40 eurodeputados a votarem contra a medida, conta o TechCrunch. De notar que há mais de uma década que a medida é adiada – esperando que haja uma abordagem voluntária – mas agora é esperado que seja introduzida legislação ainda este ano.

O objetivo é que esta medida seja apresentada até julho e que seja vinculativa, sendo que o documento refere que a medida deve assegurar a interoperabilidade dos diferentes carregadores sem fios com diferentes dispositivos móveis. Além disso pretende-se aumentar a reciclagem de cabos e de carregadores Estados‑Membros, bem como acautelar que os consumidores deixam de ser obrigados a adquirir um novo carregador com cada dispositivo diferente. Ou seja, trata-se de uma estratégia para desligar a compra de novos equipamentos móveis dos carregadores.

Uma das empresas tecnológicas que se mostrou mais desagradada com esta possibilidade foi a Apple. De recordar que a tecnológica de Cupertino ainda faz uso de cabos com conetor Lightning nos seus iPhones, ao passo que os restantes concorrentes integram USB-C.