Resultados dos exames de admissão às Universidades serão divulgados no dia 31 de Janeiro

Partilha Esta Noticia com os Seus Amigos

Os resultados dos exames de admissão às Universidades Eduardo Mondlane (UEM), Zambeze (UniZambeze) e Lúrio (UniLúrio) serão divulgados no próximo dia 31 de Janeiro.

Ontem foi o último dia de avaliações, num processo em que concorreram 39.279 candidatos às três instituições do Ensino Superior. O número revela uma ligeira redução de candidatos em relação ao ano passado, em que 40.032 inscritos se submeteram às provas.

A chefe do departamento de Admissão à UEM explica que o decréscimo de candidatos se deveu, em parte, à consulta tardia das listas de distribuição das salas e os calendários das avaliações.

Isabel Guiamba também relaciona o fenómeno com o aparecimento de instituições do Ensino Superior privadas que, de certa forma, reduzem a pressão sobre as universidades públicas.

Contrariamente aos anos anteriores, houve menos episódios de fraude com recurso a telemóveis, atrasos e candidatos sem posse de documentos em dia. O número destes casos não foi especificado, no entanto, a representante da UEM faz um balanço positivo dos exames de admissão.

Para o ano académico 2020 estão disponíveis 122 cursos na UEM, 29 cursos na UniZambeze e 23 cursos na UniLúrio.

Na Universidade Eduardo Mondlane, os cinco cursos mais concorridos nestes exames foram os de Medicina, com 3.384 candidatos, Direito (1.842), Contabilidade e Finanças (1.266), Administração Pública (932s) e Engenharia Informática (891).(Jornal Noticias)