Milhares de ‘peixes-pénis’ invadiram praia da Califórnia nos Estados Unidos

Partilha Esta Noticia com os Seus Amigos

Milhares de criaturas semelhantes a pénis deram à costa numa praia da Califórnia, nos Estados Unidos. Apesar de serem conhecidos como ‘peixe-pénis’, aqueles seres-vivos são na verdade vermes marinhos invertebrados, chamados cientificamente ‘Urechis caupo’.

Este tipo de vermes costuma enterrar-se na areia, mas as mais recentes tempestades trouxeram-nos ao de cima e a praia de Drakes, a 80 quilómetros a norte de São Francisco, ficou coberta. Mas fora das suas tocas, estes ‘peixe-pénis’ tornam-se presas fáceis para lontras, gaivotas, tubarões e até seres-humanos, já que podem ser consumidos.

Existem apenas quatro espécies de ‘Urechis caupo’ em todo o mundo. Além dos Estados Unidos, podem ainda ser encontradas no Japão, Coreia do Sul e China, onde são considerados uma iguaria.

“Sim, o aspeto físico do verme gordo tem de ser explicado. Mas é perfeitamente moldado para uma vida passada debaixo da terra”, escreveu o biólogo Ivan Parr, citado pela BBC. Alguns dos espécimes chegam a ter uma esperança média de vida de 25 anos, explicou ainda.

Engana-se quem pensa que se trata de um fenómeno recente. Há vestígios fósseis destas criaturas que datam de há 300 milhões de anos.

(Noticias ao minuto)