Estas são as possíveis causas da dor testicular

Partilha Esta Noticia com os Seus Amigos

Ador testicular pode significar muitas coisas e pode, também, apresentar-se de várias formas – dor aguda, que surge rapidamente e dura poucas horas ou dias; ou dor crónica que se mantém por várias semanas ou meses, podendo ser um sinal de problemas mais sérios.

Em todo o caso, note que a dor testicular é sempre motivo para uma ida às Urgências.

Estas são as causas mais comuns que justificam a dor testicular:

Torção testicular

A torção testicular é a torção de um testículo sobre o seu cordão espermático, bloqueando o aporte de sangue ao testículo.

Torção do apêndice testicular

Os apêndices testiculares também podem ser causa de dor testicular aguda, simulando um quadro de torção testicular. Pode haver um bloqueio da circulação sanguínea, o que ira causar muita dor. É mais frequente na puberdade.

Epididimite

A causa mais comum de dor testicular aguda em homens é a epididimite que resulta de uma infeção do trato urinário inferior, sendo o agente etiológico mais comum a Escherichia coli. Nos homens jovens, a epididimite costuma ser uma doença sexualmente adquirida. Na infância, está associada a parotidite ( papeira).

Trauma

A ultrassonografia tem um papel central na avaliação de possível ruptura testicular. Deve ser indicada sempre que haja trauma no testículo, para que se possa ver as regiões atingidas e se há necessidade de cirurgia.

Trombose do plexo pampiniforme

Trombose espontânea do plexo pampiniforme é rara e de difícil diagnóstico. Associa-se ao esforço físico intenso, que leva a um aumento na pressão intra-abdominal e redução do retorno venoso.

Tumor testicular

O tumor testicular manifesta-se como uma massa não dolorosa, apresentando vermelhidão e aumento de tamanho.(Noticias ao minuto)