Moz News.co.mz

A cidade que dá cerveja e gelados grátis a quem anda de transportes

Partilha Esta Noticia com os Seus Amigos

Acidade de Bolonha, no norte da Itália, criou um sistema de recompensa para os cidadãos que usam bicicleta ou transporte público em vez de carro particular, com o intuito de reduzir a poluição provocada pela emissão de gases causadores do efeito estufa que têm cada vez mais impulsionado o aquecimento do planeta.

É assim, por meio da iniciativa, que muitos ciclistas recebem cervejas, gelados, bilhetes de cinema e outras ‘prendas’ em troca de viagens amigas do ambiente.

Tudo é feito por meio de uma aplicação, a Bella Mossa, ou ‘Bom Trabalho’.

Quem criou a ferramenta foi Marco Amadori, um urbanista que lançou a ideia no ano passado para tentar tornar os transportes ecologicamente sustentáveis e mais ‘atraentes’.

“Pela primeira vez fomos capazes de envolver toda a população. Todos têm a possibilidade de trocar uma viagem de carro por uma de bicicleta ou de autocarro e receber uma recompensa”, explicou Amadori a uma equipa da BBC que viajou para Bolonha

Como funciona

O sistema é simples. O utilizador descarrega a aplicação no telemóvel, regista as viagens que faz de transportes públicos ou de bicicleta e, de seguida, troca os pontos por produtos nos estabelecimentos que aderiram ao programa.

E sim, a app sabe se está a ser ‘enganada’. Com um sistema de GPS, consegue rastrear a velocidade e a duração da viagem para perceber se estão de acordo com os selecionados na aplicação

Além disso, o sistema não recompensa a distância percorrida, mas a assiduidade.

Desta maneira, os pontos são obtidos por viagem, e não por quilómetros percorridos, para estimular os participantes a usarem o meio de transporte mais limpo o maior número de vezes possível.

Até quatro viagens podem ser registadas por vez pelo usuário.

No final do trajeto, a Bella Mossa mostra o quanto de CO2 (dióxido de carbono) – um dos gases que provoca o aquecimento global – deixou de ser emitido por terem escolhido o meio alternativo de locomoção.(Notícias ao minuto)

você pode gostar também