Moz News.co.mz

Dicas para cozinhar ovo estrelado perfeito

Partilha Esta Noticia com os Seus Amigos

Se ouvir alguém dizer que nem sequer consegue fazer um ovo estrelado, acredite que isso não significa que a pessoa não sabe cozinhar. Isto por que conseguir preparar o ovo perfeito – com a clara branquinha e cozida e a gema mole – é um autêntico desafio culinário!

E de acordo com a guru de lifestyle e apresentadora Ana Maria Braga, em declarações à Globo, existem alguns truques para cozinhar o ovo estrelado supremo. A saber:

1. Coloque água e use a tampa

Adicione um fio de azeite, parta ovo, polvilhe com sal e deixe cozinhar em lume alto até começar a tomar forma. Então, despeje uma colher (de sopa) de água na frigideira e tape. É como cozinhar no vapor, o que torna a cozedura mais uniforme.

2. Frigideira quente, mas não em excesso

O ideal é que seja antiaderente para que o ovo fique efetivamente perfeito. E o segredo é deixá-la quente antes de colocar o ovo, numa temperatura em que o azeite ou margarina borbulham, mas não escurecem.

3. Não mexa

Isso pode fazer com que a cozedura não seja consistente e fazer com que a gema rebente.

4. Se quiser que os ovos fiquem redondos, use anéis de cebola

Pode optar por cozinhar com os anéis para fazer um ovo perfeito, redondo e com a gema no centro.

5. Usar manteiga clarificada (ghee) é uma boa opção

Além da manteiga ser uma gordura ótima para cozinhar – pelo sabor e pelo aspecto com que deixa a comida –, a versão clarificada ou ghee não tem lactose. O que é extremamente vantajoso porque, ao fritar o ovo, a ghee tem um ponto de queima mais alto e não vai deixá-lo com aquele aspecto mais chamuscado.

6. Termine de estrelar com o lume desligado

Aproximadamente 1 minuto depois do início da cozedura, retire a frigideira do lume e deixe o ovo cozinhar no calor e no vapor, sem correr o risco de queimar.(Noticias ao minuto)

você pode gostar também