Estudo descobre o melhor alimento para uma gravidez saudável

Partilha Esta Noticia com os Seus Amigos

O melhor alimento para uma gravidez saudável é… o ovo!

Foi o que apontou uma pesquisa recente, após serem reunidos numa meta-análise os resultados de 18 estudos que analisaram o consumo desse alimento. O novo relatório foi publicado na revista Network Health Digest, do Reino Unido.

De acordo com a nutricionista e autora da tese Cordelia Woodward em declarações ao jornal britânico Daily Mail, “os ovos são um pacote puro de proteína, nutrientes e uma das poucas fontes naturais de vitamina D, que é vital durante a gravidez”.

A pesquisa, portanto, concluiu que a composição nutricional altamente rica do ovo significa que pode fornecer a maioria dos nutrientes essenciais necessários durante a gravidez, como ferro, iodo, vitamina D, folato e colina.

Os investigadores também constataram que apenas um ovo contém mais de 100% da necessidade de vitamina B12 durante a gravidez. A vitamina B12 responsável por ajudar a manter as células nervosas e os glóbulos vermelhos saudáveis, além de ter uma relação com a síntese de ADN – material genético de todas as células, incluindo as do feto em crescimento.

Os ovos também possuem pequenas quantidades de ácidos gordos, normalmente encontrados nopeixe. Essas substâncias têm sido associadas ao aumento do peso do bebé após o nascimento, à redução do risco de parto prematuro e à redução da depressão pós-parto.

“O ferro desempenha um papel importante durante a gravidez, uma vez que os seus níveis no sangue das mulheres podem cair, provocando cansaço e fadiga”, explica Cordelia. “Suplementos de ferro podem ser prescritos, mas podem causar obstipação. Uma refeição diária que inclui ovos é uma maneira natural de aumentar a sua quantidade na dieta”, conclui.

NM