Ultimate magazine theme for WordPress.

Democratas avançam para nova fase do processo de destituição de Donald Trump

Partilha Esta Noticia com os Seus Amigos

Os Democratas na Câmara dos Representantes apresentaram hoje uma resolução, que deve ser votada na quinta-feira, que autoriza a próxima fase do inquérito para a destituição do Presidente norte-americano, Donald Trump.

Aresolução de oito páginas divulgada hoje solicita audiências abertas e exige que o comité de informações apresente um relatório em que constem as suas conclusões e recomendações.

O presidente do Comité de Regras, James McGovern, de Massachusetts, disse que a resolução fornece “um caminho claro para a frente”, que permite à Câmara iniciar uma fase pública do inquérito de destituição, que tem sido conduzido em grande parte à porta fechada.

Prevê-se que a Câmara dos Representantes vote a resolução na quinta-feira, já que os Democratas pretendem rejeitar as queixas de Donald Trump e dos seus aliados Republicanos de que o processo de destituição é ilegítimo e injusto.

Num telefonema realizado em meados de julho, Trump terá pedido e incentivado o homólogo da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, a avançar com uma investigação a Hunter Biden, filho do ex-vice-Presidente dos Estados Unidos, durante os dois mandatos de Barack Obama, e candidato às eleições primárias do Partido Democrata Joe Biden.

A divulgação desta informação, através de um denunciante, e as suspeitas então levantadas em redor do líder norte-americano levaram a presidente da Câmara dos Representantes, a Democrata Nancy Pelosi, a anunciar, em 24 de setembro, que a câmara ia dar início a um inquérito parlamentar com vista a um processo de destituição de Trump.

LUSA