Ultimate magazine theme for WordPress.

Tomate pode melhorar a qualidade do esperma

Partilha Esta Noticia com os Seus Amigos

No que respeita a infertilidade, aproximadamente 40 a 50 por cento dos casos dizem respeito ao parceiro masculino. Uma equipa de investigadores da Universidade de Sheffield, no Reino Unido, descobriu que o licopeno, um composto encontrado nos tomates, melhora a qualidade dos espermatozóides.

O estudo concluiu que aqueles que tomavam suplemento de licopeno, não só tinham quase 40% a mais de espermatozóides, como estes eram mais rápidos.

“Realmente, não esperávamos que no final do estudo houvesse alguma diferença no esperma dos homens que tomaram o comprimido em comparação com aqueles que tomaram o placebo. Quando analisámos os resultados, quase caí da cadeira”, disse Allan Pacey, professor de reprodução andrológica e chefe do departamento de oncologia e metabolismo da Universidade de Sheffield.

A descoberta pode ser significativa para os tratamentos relacionados com a fertilidade, pois a qualidade do esperma pode ser melhorada com um simples suplemento dietético de licopeno.

O estudo de 12 semanas desenvolvido por Liz Williams, especialista em nutrição humana da Universidade de Sheffield, envolveu 60 voluntários saudáveis entre 19 e 30 anos. Metade tomou suplementos de licopeno e a outra metade tomou um placebo idêntico.

Publicado no European Journal of Nutrition, este foi o primeiro estudo a avaliar o efeito do licopeno na qualidade do esperma.

(Notícias ao minuto)