Ultimate magazine theme for WordPress.

Truque fácil e rápido para saber se o ovo está velho

Partilha Esta Noticia com os Seus Amigos

Cozido, escalfado, estrelado, mexido. O ovo, rei à mesa, é também bastante nutritivo, visto que é rico em proteínas, tanto na clara, como na gema.

Porém, antes de confecionar o alimento, podemos e devemos verificar se os ovos estão em bom estado, até porque é muito simples.

Segundo a Associação Portuguesa para a Defesa do consumidor (DECO), basta colocar os ovos num recipiente com água e observar: um ovo fresco afunda e um ovo velho flutua – isto acontece devido ao aumento do espaço da câmara-de-ar entre a membrana interna e externa.

Mas há outros indicadores. Por exemplo, quando a clara é muito liquida, o ovo também não presta – a clara deve ser límpida, translúcida, e gelatinosa. Se a gema estiver achatada é também muito provável que o ovo esteja envelhecido. E quando a gema se rompe ao abrir o ovo, ou existe algum mau cheiro, também não se deve aproveitar.

A casca do ovo também é um indicio de envelhecimento – a casca do ovo novo é áspera e opaca e a do velho é mais lisa e ganha brilho.

(Noticias ao minuto)