Ultimate magazine theme for WordPress.

Dia Mundial da Saúde Mental. Os distúrbios mais comuns

Partilha Esta Noticia com os Seus Amigos

Esta quinta-feira, 10 de outubro, assinala-se o Dia Mundial da Saúde Mental. De acordo com os últimos dados disponíveis, existem cerca de 500 mil pessoas que sofrem de depressão em Portugal. A nível global, a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que existam 300 milhões de pessoas a sofrer da mesma doença.

Os distúrbios mentais podem ser altamente incapacitantes e podem afetar qualquer pessoa e em qualquer idade. Geralmente, são provocados por alterações do sistema nervoso central.

Há vários tipos de transtornos. Estes são os mais comuns:

Distúrbios alimentares: têm em comum uma preocupação excessiva com o peso corporal, que gera comportamentos alimentares anómalos, prejudiciais à saúde e com potencial risco de vida. É o caso da anorexia e da bulimia.

Bipolaridade: provoca oscilações no humor, variando entre tristeza profunda e excesso de extroversão, por exemplo.

Ansiedade: faz parte do quadro clínico da depressão. Caracteriza-se por sentimentos de tensão, preocupação, insegurança, aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca.

Transtorno obsessivo-compulsivo
: caracteriza-se por pensamentos obsessivos e compulsivos que prejudicam a atividade diária, como o exagero na limpeza, obsessão por lavar as mãos ou necessidade de simetria, por exemplo.

Depressão: é das doenças psiquiátricas mais comuns e passa muitas vezes despercebida. Define-se por uma tristeza profunda.

Loading...
moznews.co.mz