Ultimate magazine theme for WordPress.

As mulheres vivem mais do que os homens. A ciência explica

Partilha Esta Noticia com os Seus Amigos

O estudo realizado pela Universidade da California, nos Estados Unidos, sugere que o estrogénio estimula a atividade de uma enzima que ajuda a aumentar os telómeros. Assim, a expectativa de vida da mulher acaba por ser maior.

Mais ainda, os cientistas creem que níveis mais altos da hormona contribuam para o ótimo funcionamento do sistema cardiovascular e para a manutenção de ossos mais saudáveis.

A nova pesquisa, adiciona assim outro benefício do estrogénio para a mulher: a possibilidade de proteger os telómeros. Elissa Epel, a principal autora da tese, afirma que “alguns estudos experimentais sugerem que a exposição ao estrogénio aumenta a atividade da telomerase, a enzima que pode proteger e alongar os telómeros”.

Outros motivos que justificam a longevidade do sexo feminino

Em média, as mulheres vivem cerca de 5% a mais do que os homens em todo o mundo. O motivo apontado pelos especialistas são diferenças ambientais ao longo dos anos. Segundo eles, os homens são mais propensos a beber e a fumar mais. Adicionalmente, também têm um maior risco de desenvolverem doenças cardíacas.

Contudo, acredita-se que até 2032, e de acordo com informações da Organização Mundial de Saúde (OMS), não existirá mais essa lacuna, à medida que as taxas de tabagismo e consumo decrescem e se nivelam para os dois géneros.

(Noticias ao minuto)

Loading...
moznews.co.mz