Ultimate magazine theme for WordPress.

Coreia do Norte e os EUA retomam diálogo para desnuclearização na sexta-feira

Partilha Esta Noticia com os Seus Amigos

A Coreia do Norte e os EUA retomarão o diálogo sobre a desnuclearização na sexta-feira, após oito meses de suspensão e um verão tenso marcado pelos testes de armas de Pyongyang, anunciou hoje fonte oficial norte-coreana.

Oregime norte-coreano anunciou o retorno à mesa de negociações através de um breve comunicado, divulgado pela agência de notícias estatal KCNA, garantindo que os seus representantes “estão prontos” para as negociações bilaterais.

A Coreia do Norte e os Estados Unidos “concordaram em manter um contato preliminar a 04 de outubro e manter uma reunião de trabalho a 05 de outubro”, de acordo com o texto assinado pela vice-ministra dos Negócios Estrangeiros da Coreia do Norte, Choe Son-hui.

“Espero que as reuniões de trabalho acelerem o desenvolvimento positivo das relações entre a RPDC (República Popular Democrática da Coreia e os EUA”, disse a vice-ministra, que não especificou o local em que estes contatos serão mantidos.

Num comunicado publicado logo após este anúncio, o Governo sul-coreano saudou a reunião iminente e disse esperar “que negociações práticas sejam tomadas em breve no processo de desnuclearização completa e na construção de uma paz duradoura na península de Coreia”.

Pyongyang mostrou recentemente a sua intenção de retomar o diálogo com Washington, após um período de tensão marcado por lançamentos de projéteis em protesto contra manobras militares conjuntas pelos exércitos dos Estados Unidos e da Coreia do Sul, que os norte-coreanos consideraram uma simulação de invasão.

Na semana passada, o Presidente norte-americano, Donald Trump, até levantou a possibilidade uma nova reunião com o líder norte-coreano, Kim Jong-un para este ano.

LUSA

Loading...
moznews.co.mz