Ligue o chuveiro e aguarde 20 min antes de tomar banho diz Medico

Partilha Esta Noticia com os Seus Amigos

De acordo com o clínico, cada vez que chega a casa após um longo dia de trabalho ou após estar ausente do lar por vários dias é importante deixar a água a correr por 20 minutos.

Makin explica que desta forma os germes que se acumularam naquela superfície – ao mesmo tempo quente e húmida – são aniquilados.

“Cubro a minha boca e o meu nariz com uma mão e ligo o chuveiro com a outra”, disse.

“Após cerca de 20 minutos, desligo o chuveiro e não volto a entrar na casa-de-banho pelo menos durante mais 20 minutos”.

O médico garante que este truque ajuda a proteger os indivíduos de uma bactéria especialmente perigosa e conhecida como legionella, que se desenvolve e prospera em águas estanques.

Tom Makin sublinha a importância de divulgar esta informação numa altura em que muitas famílias se preparam para ir de férias ou para passar períodos longos fora de casa.

Alertando que todos devem ter uma atenção especial quando regressam ao lar, de modo a impedir que bactérias nocivas prejudiquem a saúde de quem lá habita.

Segundo o médico, os germes tendem a proliferar em temperaturas que rondam os 20ºC e a baixo dos 45º.

Sublinhando ainda que os fumadores, pessoas com o sistema imunitário fragilizado (por exemplo doentes com cancro ou SIDA), crianças e idosos apresentam um maior risco de contaminação.

(Noticias ao minuto)