Sinais que o seu corpo dá quando não bebe água suficiente

Partilha Esta Noticia com os Seus Amigos

Com o sol e o calor a aumentar, manter o corpo hidratado é um dos aspetos mais importantes no verão. A ingestão de líquidos – preferencialmente de água – é fundamental, contudo, muitas pessoas acabam por se esquecer ou por ignorar esta necessidade, deixando-se desidratar.

Mas, como é que sabemos quando estamos ou não desidratados? Dando ouvidos ao corpo. A especialista em saúde feminina Jennifer Wilder explica que “o nosso corpo precisa de água e de outros fluídos para funcionar bem, e se a pessoa fica desidratada, alguns desses processos podem não funcionar normalmente”.

À revista Self, Wilder indica que o corpo dá sinais bastante claros de que precisa de ser hidratado:

1 – Tem a boca seca

É algo óbvio que boca seca indica que o corpo não está muito bem hidratado, mas esse é um sinal que ignoramos facilmente. Quando sentir a boca seca, não beba refrigerantes ou sumos, mas água mesmo.

2 – Pele seca

A pele é o maior órgão do corpo humano, e, quando não bebe água suficiente para se manter hidratado e garantir que todas as suas células funcionem adequadamente, a pele acaba por manifestar essa falta de água.

Leia Também: Sete motivos para nunca beber água em garrafas de plástico

3 – Os olhos também estão secos

Não beber água suficiente faz com que todas as partes do corpo sequem, e isso inclui inclusive os olhos, que ficam irritados e avermelhados.

4 – A urina está mais escura

Seu xixi deve ser naturalmente amarelo claro, quase transparente. Se é mais escuro, se tem coloração de chá, isso pode indicar que você está desidratado.

5 – O intestino não está a funcionar como deveria

Quando o intestino não trabalha, as fezes ficam cada vez mais duras e secas, e isso pode ser um indicativo de que não está a beber água suficiente. Contudo, se bebe pelo menos dois litros de água todos os dias, o seu intestino irá funcionar muito melhor.

6 – Sente dores nas articulações

As articulações são feitas 80% de água, então não é de estranhar que também sofram com a falta de hidratação.

7 – Quando tem dores de estômago (mas não é fome)

Por vezes, sente aquela dor ou aquele incómodo no estômago e acha que está com fome, mas, na verdade, pode estar apenas desidratado. Isso acontece quando o corpo recebe diversos sinais de que está com défice de água, fazendo com que acredite que necessita de comer quando, na verdade, o que precisa mesmo é de beber um copo de água.

8 – Fica doente por mais tempo

Quando reparar que fica doente por mais tempo do que o normal, no caso de um constipação, por exemplo, tal pode indicar que o corpo não está devidamente hidratado. Toda a água que ingere faz com que o corpo se livre das toxinas mais rapidamente, e é por isso que os médicos recomendam sempre que pessoas doentes ingiram bastantes líquidos.

9 – Tonturas

Tonturas podem indicar outros problemas de saúde, especialmente se forem frequentes, mas podem igualmente ser o reflexo do consumo de pouca água. Se depois de correr ou de fazer uma caminhada se sentir tonto, beba água e espere um pouco.

10 – Fadiga em excesso

Sentir-se cansado em excesso frequentemente, pode indicar que o corpo está com pouca água para mantê-lo literalmente em pé. Beber dois litros de água por dia vai fazer com que esse tipo de cansaço desapareça.

(Noticias ao minuto)