Cinco dicas para dormir rápido e bem

Partilha Esta Noticia com os Seus Amigos

As insónias tornam extremamente difícil adormecer, ter um sono descansado e voltar a dormir depois de acordar durante a noite, o que por sua vez resulta num sono pouco ou nada reparador e num profundo cansaço, tanto físico como mental, muitas vez crónico.

A publicação especializada norte-americana Medical Daily, divulgou cinco dicas que prometem ajudá-lo a dormir mais rápido e melhor.

1 – Deixe o quarto mais frio

Temperaturas mais baixas facilitam o sono. Um ventilador, ar condicionado, menos cobertores ou janelas abertas podem trazer sonolência. Mas cuidado, não exagere! A temperatura ideal é entre 15 e 21 ºC. Temperatura essa que fica abaixo da temperatura corporal, mas que é ainda assim confortável.

2 – Mantenha os aparelhos eletrónicos longe de si

Por mais tentador que seja verificar o Facebook ou o Instagram antes de ir dormir ou ficar a ver uma série a horas tardias, evite fazê-lo. As luzes dos aparelhos eletrónicos confundem o relógio biológico interno, fazendo com que o corpo pense que ainda é de dia e que deve permanecer em estado de alerta.

3 – Evite praticar exercício físico à noite

A prática de exercício pode ser bastante benéfica para incentivar o sono quando realizada durante o dia, porém realizar uma atividade física pouco antes de ir dormir, dificulta o relaxamento muscular. Evite fazer exercício até quatro horas antes de ir para a cama.

4 – Relaxe os pés

Os pés literalmente carregam-no durante o dia todo, e no final da jornada estão normalmente cansados e tensos. Relaxá-los pode ajudar a dormir. Para fazer isso, sentado na cama, pode esticá-los para a frente como se estivesse a espreguiçar-se ou alongá-los com a ajuda das mãos.

5 – Encontre a posição certa

Encontrar a posição correta para favorecer o sono é essencial. Deitar-se de barriga para baixo não é recomendado para o pescoço e para a coluna, mas pode usar uma almofada extra na barriga para melhorar a posição ou então não usar qualquer almofada (inclusive para encostar a cabeça). Vários estudos indicam ainda que a posição mais indicada para dormir e para a saúde consiste em dormir sempre virado para o lado esquerdo.

NM