Ultimate magazine theme for WordPress.

Mina em Moçambique celebra novo acordo de venda de grafite para a China

Partilha Esta Noticia com os Seus Amigos

Uma das principais minas de grafite do norte de Moçambique celebrou um novo acordo de venda para a China com a empresa Gredmann, reforçando o fornecimento de matéria-prima para aquele país, anunciou esta quarta-feira em comunicado.

“A mina de Balama vai fornecer 9.000 toneladas por mês de grafite a partir deste mês e até dezembro de 2021, num total de 279.000 toneladas”, anunciou a empresa australiana Syrah Resources, que explora o local.

Apesar de não revelar valores, a empresa mineira anunciou que o contrato lhe garante condições financeiras mais favoráveis que outros já celebrados.

“A firma Gredmann vai ser o intermediário preferido” para venda de determinados tipos de grafite da Syrah na China, acrescenta.

A grafite é usada em baterias de carros elétricos e em março a Syrah anunciou que estava a vender o mineral a um preço abaixo do previsto, mas prevendo uma recuperação.

A procura por grafite está em alta a nível mundial por ser um componente usado em baterias, numa altura em que os mercados de automóveis movidos a eletricidade e de outros produtos elétricos, como as aeronaves autónomas (popularizadas através da palavra inglesa ‘drone’), estão em expansão.

LUSA

Loading...
moznews.co.mz