Ultimate magazine theme for WordPress.

Renamo diz que registo dos guerrilheiros para a desmobilização já arrancou

Partilha Esta Noticia com os Seus Amigos


O registo dos guerrilheiros da Renamo, principal partido da oposição em Moçambique, para o processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR) já arrancou, disse o secretário-geral da organização, André Majibire.

“A Comissão dos Assuntos Militares está a verificar todas as bases da Renamo e a entregar as fichas a todos os guerrilheiros para que indiquem como é que gostariam de ser reintegrados na sociedade”, declarou o secretário-geral da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), citado hoje pelo diário O País.

De acordo com a mesma fonte, após o registo, os guerrilheiros serão colocados em centros de acantonamento visando a sua desmobilização ou integração nas Forças de Defesa e Segurança.

“O próprio Memorando de Entendimento preconiza que haverá acantonamento para a seleção de oficiais. Uns passarão para as Forças de Defesa e Segurança, outros serão desmobilizados”, disse.

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, e o líder da Renamo anunciaram recentemente o compromisso de encerrar o DDR até agosto, no âmbito do diálogo pata a paz.

LUSA

Loading...
moznews.co.mz