Ultimate magazine theme for WordPress.

Festa em Maputo Milhares de pessoas festejam o triunfo do Benfica no campeonato português

Milhares de pessoas ‘invadiram’ a praça Robert Mugabe, considerada a Praça Marquês de Pombal da capital moçambicana, para festejar o triunfo do Benfica no campeonato português de futebol, num ambiente “pintado” a vermelho.

“É uma conquista merecida, por tudo quanto fizemos. O Benfica merece esse título”, disse à Lusa o adepto dos “encarnados” António Pires, que também faz parte da associação de adeptos do Benfica em Maputo, designada “Ninho da Águia”.

Foi no “Ninho da Águia que a festa começou, mas mal o árbitro apitou para o fim do jogo da 34.ª e última jornada da I Liga, que terminou com a vitória do Benfica por 4-1 na receção ao Santa Clara, as principais ruas de Maputo foram tomadas por pequenas caravanas de adeptos dos ‘encarnados’, todos com um destino em comum: a Marquês de Pombal de Maputo.

Entre moçambicanos e portugueses, quase todos vestiam camisolas do clube ou traziam cachecóis, entoando cânticos e dançando à passagem dos carros, que buzinavam nos seus círculos contínuos ao longo da rotunda.

Provenientes de diferentes bairros e realidades, dos subúrbios aos bairros de elite, os adeptos do Benfica em Maputo cantaram o “Glorioso SLB” numa só voz, numa festa que não deixou de lado as crianças.

O Benfica terminou o campeonato com 87 pontos, mais dois do que o rival FC Porto, e alcançou assim o 37.º campeonato nacional do seu palmarés.

(LUSA)