Ultimate magazine theme for WordPress.

Nigéria apoia Moçambique com 500 mil dólares

Governo nigeriano canalizou 500 mil dólares norte-americanos, alimentos e medicamentos ao Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC) em apoio às vítimas dos ciclones Idai e Kenneth no centro e norte do país.

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Nigéria, Geoffrey Onyeama, esteve à frente de uma delegação daquele país, membro da União Africana, na entrega dos donativos às entidades moçambicanas.

A delegação nigeriana também trouxe uma mensagem de condolências e solidariedade do Presidente Muhammadu Buhari, para o povo moçambicano, por conta da devastação pelos ciclones Idai e Kenneth.

Além de dinheiro, a ajuda nigeriana inclui 35 toneladas de produtos de assistência humanitária que inclui material de construção e mais 8 mil toneladas de medicamentos diversos.

Na ocasião o governante nigeriano reiterou o esforço do seu governo em apoiar as vítimas das calamidades, tendo lembrado que a parceria e cooperação entre os dois países remota desde a altura da luta de libertação nacional. De acordo com ele, o gesto do povo nigeriano é a manifestação de solidariedade e irmandade.

Por sua vez, o Executivo moçambicano, na ocasião representado pelo secretário permanente do Ministério da Administração Estatal e Função Pública, António Tchamo, disse que o donativo será canalizado aos legítimos beneficiários.

A assistência às vítimas das calamidades continua a chegar de todos os lados. O impacto das duas intempéries que assolara as regiões centro e norte do país, nos dias 14 de Março e 25 de Abril passados, deixou caos, causou 603 mortos, mais de 1 600 feridos graves e ligeiros, deixou mais de um milhão de pessoas sem condições de sobrevivência, entre outros danos.

O PAIS

Loading...
moznews.co.mz