Ultimate magazine theme for WordPress.

Presidente russo assinou lei para criar internet russa independente

Vladimir Putin assinou esta quarta-feira o decreto para uma “internet soberana”, que é descrito pelas autoridades russas como um passo essencial para eliminar restrições online vindas do estrangeiro e assegurar as comunicações no país em situações de emergência, como num eventual ataque cibernético de potências externas.

Esta intenção não agrada a ativistas russos, que receiam que uma internet independente envolva a criação de uma firewall para monitorizar e censurar o conteúdo que circula na rede, como sucede na China.

Segundo a RIA-Novosti, a lei sugere a criação de um centro de gestão e monitorização sob a supervisão da Roskomnadzor, a agência de telecomunicações russa, que vai ficar encarregue de assegurar um serviço de comunicações na Rússia em situações extraordinárias. Nessas situações terá o poder para cortar o tráfego externo na rede, o que vai criar uma internet puramente russa.

A legislação entra em vigor em novembro.Mas os ativistas dos direitos humanos veem na medida apenas mais um ataque à liberdade de expressão.

Loading...