Ciclone Idai: Rainha de Espanha visita Moçambique

Partilha Esta Noticia com os Seus Amigos

A rainha Letizia, de Espanha, vai-se deslocar a Moçambique de 28 a 30 de abril para tomar conhecimento do trabalho humanitário que o seu país está a desenvolver nas áreas mais afetadas pelo ciclone Idai.

Segundo uma declaração do Ministério dos Negócios Estrangeiros espanhol, a rainha vai-se inteirar da resposta que os serviços de ajuda médica da cooperação espanhola prestaram às pessoas afetadas pela situação, assim como o trabalho desenvolvido “nas áreas de governança democrática, saúde, nutrição e desenvolvimento rural”.

A visita já estava a ser preparada antes do ciclone e foi decidido mantê-la para ratificar o compromisso de Espanha na ajuda a Moçambique.

A agenda oficial da viagens ainda não foi divulgada, mas Letizia deverá visitar Maputo e a Beira, a cidade mais afetada pelo ciclone que foi considerado o pior desastre natural da história recente no sudeste da África.

A Espanha enviou ajuda humanitária de emergência para Moçambique assim que tomou conhecimento do desastre humanitário.

A rainha Letizia deverá visitar a primeira missão da Equipa Técnica Espanhola de Ajuda e Resposta a Emergências (STAR), que instalou um hospital de campanha do tamanho de um campo de futebol na região sinistrada.

No total são 71 profissionais – 40 do sistema nacional de saúde de várias regiões espanholas e os restantes 31 em pessoal de logística – que são recrutados quando organizações internacionais ou países afetados pedem ajuda sanitária numa situação de catástrofe natural ou qualquer outra emergência internacional.

LUSA