Ultimate magazine theme for WordPress.

Mulheres ficam menos stressadas e mais felizes quando se tornam viúvas diz Estudo

Ficar viúvo é uma etapa da vida bastante dura a nível emocional. Todavia, um estudo apurou que, para as mulheres, esse stress é significativamente menor do que o que elas passam enquanto são casadas…

A pesquisa controversa, realizada pela Universidade de Pádua, em Itália, descobriu que, enquanto os homens sofrem consequências negativas quando a esposa morre – porque dependem mais delas -, já as mulheres parecem ficar mais saudáveis, aliviadas; em suma mais felizes.

Segundo a investigadora Caterina Trevisan, a presença de uma esposa pode trazer benefícios para os homens em termos de tarefas domésticas e cuidados com a saúde, enquanto que as mulheres estão “mais propensas a sentirem-se mais stressadas, sobrecarregadas e ansiosas e acharem seu papel restritivo e frustrante”.

O estudo que durou quatro anos e meio acompanhou quase 2000 idosos, nomeadamente 733 homens e 1.154 mulheres. Os solteiros eram quatro vezes mais propensos a problemas emocionais que os casados. Os viúvos eram uma vez e meia. Por outro lado, as viúvas eram muito menos propensas a estes problemas, comparativamente às mulheres casadas.

“Como as mulheres geralmente têm uma expectativa de vida mais longa do que os homens, as mulheres casadas também podem sofrer os efeitos da sobrecarga do cuidador, já que muitas vezes se dedicam a cuidar do marido mais tarde”, disse a líder da pesquisa à publicação britânica Telegraph.

Noticias ao minuto