Médicos britânicos criam spray nasal contra gripe, meningite e pneumonia

Partilha Esta Noticia com os Seus Amigos

Uma equipa de médicos britânicos desenvolveu em laboratório um tipo único e revolucionário de gotas para o nariz capazes de protegerem contra a contração de gripe.

Apenas algumas gotas em cada narina têm o potencial de prevenir a infeção por doenças como a meningite, pneumonia e otites.

Neste momento os investigadores estão já a realizar testes num grupo de voluntários humanos, e espera-se a realização de experiências posteriores ainda neste ano de 2019 e no próximo.

Até ao momento foi validade a capacidade do spray nasal de prevenir todas as patologias referidas.

Para efeitos daquela pesquisa, o professor Robert Read alterou geneticamente um tipo de bactéria ‘amigável’ de forma a ser ingerida pelo nariz e pela garganta.

Modificando as bactérias de várias formas altera por sua vez o tipo de infeções que estas conseguem combater.

Revolução

O novo tratamento tem como objetivo prevenir que a bactéria consiga entrar na corrente sanguínea.

As vacinas atuais contra a gripe não são sempre eficazes já que a estirpe do vírus pode não ser idêntico ao que foi incluído na vacina original.

Já o novo spray nasal promete proteger contra todas as estirpes possíveis desse vírus.

Os cientistas estimam que as gotas terão que ser administradas sempre entre seis a 18 meses de modo a garantir que as bactérias continuam a proteger o organismo.

O professor Read disse: Estas gotas podem realmente ser uma forma eficaz de proteger contra inúmeras doenças que podem ser contraídas através da respiração”.

Mais detalhes sobre as experiências e testes que estão a ser realizados atualmente podem ser consultados no site do hospital.

(Noticias ao minuto)