Moznews.co.mz

Moçambicanos especializados em carga pesada serão contratados pela Anadarko

Moçambicanos especializados no manuseamento de cargas pesadas, montagem de andaimes, tubagem, soldadura e implantação de estruturas metálicas, passam a partir desta quinta-feira a contar com uma plataforma de testagem gratuita das suas capacidades com vista a integrarem em projectos de exploração de hidrocarbonetos em curso no país.

Para o efeito, foi lançado esta quarta-feira em Maputo pelo Governo e pela Anadarko, uma feira de competência, no âmbito da implementação do programa de conteúdo local.

Segundo o Ministro da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Tecnico-Profissional, Jorge Nhambiu, com a iniciativa, maior parte dos moçambicanos poderão comprovar as suas competências com vista adquirir certificação para operar em projectos de exploração de gás natural em curso na área – 1 da Bacia do Rovuma.

Nhambiu apela aos demais investidores nacionais e estrageiros a juntarem-se aos esforços do governo no sentido de promover o acesso a uma educação profissional aceitável no país.

A iniciativa lançada esta quarta-feira pelo Governo e pela Anadarko, visa fazer o mapeamento de profissionais que satisfaçam determinados critérios para posteriores testes de competência e certificação.

Durante a fase de construção das instalações de gás natural liquefeito da Anadarko, serão gastos cerca de 2,5 mil milhões de dólares norte-americanos, … cinco mil postos de emprego.

Actualmente, o projecto Mozambique LNG emprega mais de quatro mil moçambicanos.

(RM)