Moznews.co.mz

Intoxicação alimentar mata 9 pessoas em Tete

Nove pessoas morreram e outras duas encontram-se internadas, em estado grave, devido a suposta intoxicação alimentar, ocorrida no domingo (02), no distrito de Chiúta, província de Tete.

As vítimas fazem parte de duas famílias do posto administrativo de Kazula, que naquele domingo ingeriram chima (massa de farinha de milho) com caril de feijão.

Desconhece-se o estado sanitário da farinha de milho e do feijão consumidos pelas vítimas mas o Hospital Provincial de Tete (HPT) colheu amostras para efectuar exames com vista a apurar a causa da intoxicação.

Lídia Cunha, directora do hospital Provincial de Tete, disse que das nove mortes, três aconteceram em Chiúta, a 100 quilómetros da capital provincial, e seis no HPT.

“Uma das famílias passou refeição em casa da outra” e, de repente, quase todos começaram a passar mal, explicou a fonte.

Outras oito pessoas que consumiram os referidos alimentos, “em menor quantidade”, não registaram quaisquer problemas de saúde, disse a dirigente, esclarecendo que os sobreviventes foram mantidos sob cuidados médicos e submetidos a interrogatório para ajudar no esclarecimento do caso. Passadas 24 horas, eles tiveram alta médica e gozam de boa saúde.

(RM)