Ultimate magazine theme for WordPress.

A ciência confirma: Crescer rodeado de livros faz bem à saúde

Não basta tê-los em casa, é claro. O que o estudo aponta são as vantagens dos hábitos de leitura incutidos desde cedo.

A defender os amantes de livros, a ciência diz que sim, ter livros em casa traz várias vantagens para o desenvolvimento humano. 80 livros, no mínimo, é o valor que aponta um estudo feito por um grupo de sociólogos australiano que aponta que quem cresce em ambientes com livros tende a desenvolver melhores capacidades a nível de compreensão de leitura, matemática e comunicação digital.

A literacia é melhor entre aqueles para quem, desde novos, a leitura é um hábito comum. A nível social, apontam-se também novidades como facilidade em agir em sociedade bem como atingir objetivos pessoais.

As conclusões do estudo basearam-se nas respostas dadas por uma amostra com idades compreendidas entre os 25 e os 65 anos acerca dos seus hábitos de leitura e presença de livros em casa aquando dos seus 16 anos. A mesma amostra foi exposta a análise cerebral durante a apresentação de livros infantis e questões que levassem cada indivíduo a recordar os livros da sua infância.

Como conclusão, aponta-se que a importância é tal que “crescer com livraria em casa aumenta inúmeras capacidades enquanto adulto que superam os benefícios de certos aspetos da educação parental” refere o autor do estudo agora publicado no Social Science Research.

Noticias ao minuto

Loading...